5.2.12

Não Posso Comer Sem Limão



Um conto tradicional português, com texto de Pedro Mésseder e ilustrações de Evelina Oliveira,

O Bicho abriu as malas, malotes e malinhas da dona pata e dona galinha. Procurava uma história para contar, naquela noite fria. Lá fora nevava. Os filhotes da dona pata e dona galinha estavam sentados à  lareira. Na barriga, um caldo aconchegava-lhes o estômago e aquecia-lhes o corpo. O Bicho, pegou numa história do malote e sentou-se no cadeirão. Abriu o livro e começou assim:


"Era uma vez um fidalgo que tinha uma filha muito bonita. Talvez por medo de que a beleza da menina provocasse invejas e atraísse maus-olhados, ou vá-se lá saber porquê, ele e a fidalga mandaram tapar as janelas da torre do castelo e aí fecharam a criança para ela não conhecer o mundo. Só podia ver a ama, o pai e a mãe, e todos três lhe diziam que não havia mais ninguém em redor. (...)"



Não posso comer sem limão resulta da reescrita e adaptação de um conto popular português recolhido por Bernardino Barbosa em Évora, no ano de 1915, e incluído em: Bernardino Barbosa, Contos Populares de Évora, Évora: Arion, 2000. pp.165.7.O texto foi inicialmente publicado na Revista Lusitana, vol. XXII, em 1919

Sem comentários: