14.3.10

Ilustres Ilustradores





As ilustrações  de Danuta Wojciechowska.

Danuta Wojciechowska recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003, tendo sido também distinguida com Menções Especiais do Júri em 1999, 2000, 2001 e 2002.

Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004.
Nasceu no Quebec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique), com pós-graduação em Educação obtida em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia.
No dia 6 de Novembro as crianças das EB1 do meio Rural, tiveram oportunidade de conversar com a ilustradora Danuta Wojciechowska. A convidada deleitou as crianças com a história “O que se vê no ABC” e explicou como desenvolve a sua profissão. No fim, autografou os livros que as crianças compraram e respondeu a algumas questões que lhe colocaram. Esse dia as crianças levaram uma experiência diferente na sua mochila! (ver aqui)




Danuta Wojciechowska é uma das ilustradoras mais requisitadas do momento. Escritores como o Mia Couto, António Mota, José Jorge Letria e Ondjaki fazem questão de ser esta artista plástica a dar cor aos seus livros.

Sem comentários: