8.3.10

A Bela Infanta


Estava a bela infanta

No seu jardim assentada,

Com o pente de oiro fino

Seus cabelos penteava

Deitou os olhos ao mar

Viu vir uma nobre armada;

Capitão que nela vinha,

Muito bem que a governava.

- "Dize-me, ó capitão

Dessa tua nobre armada,

Se encontraste meu marido

Na terra que Deus pisava."

-"Anda tanto cavaleiro

Naquela terra sagrada...

Dize-me tu, ó senhora

As senhas que ele levava."

-"Levava cavalo branco,

Selim de prata doirada;

Na ponta da sua lança

A cruz de Cristo levava."

-"Pelos sinais que me deste

Lá o vi numa estacada

Morrer morte de valente:

Eu sua morte vingava."

-"Ai triste de mim viúva,

Ai triste de mim coitada!

De três filhinhas que tenho,

Sem nenhuma ser casada!..."

-"Que darias tu, senhora,

A quem no trouxera aqui?"

-"Dera-lhe oiro e prata fina

Quanta riqueza há por í."

-"Não quero oiro nem prata,

Não nos quero para mi':

Que darias mais, senhora,

A quem no trouxera aqui?"

-"De três moinhos que tenho,

Todos os três tos dera a ti;

Um mói o cravo e a canela,

Outro mói do gerzeli:

Rica farinha que fazem!

Tomara-os el-rei para si."

-"Os teus moinhos não quero,

Não os quero para mi:

Que darias mais, senhora,

A quem to trouxera aqui?"

-"As telhas do meu telhado,


Que são de oiro e marfim."



-"As telhas do teu telhado

Não nas quero para mi":

Que darias mais, senhora,

A quem no trouxera aqui?"

-"De três filhas que eu tenho

Todas três te dera a ti:

Uma para te calçar,

Outra para te vestir

A mais formosa de todas

Para contigo dormir."

-"As tuas filhas, infanta,

Não são damas para mi':

Dá-me outra coisa, senhora,

Se queres que o traga aqui."

-"Não tenho mais que te dar.

Nem tu mais que me pedir."

-"Tudo não, senhora minha.

Que inda não te deste a ti."

-"Cavaleiro que tal pede,

Que tão vilão é de si,

Por meus vilãos arrastado

O farei andar por aí

Ao rabo do meu cavalo

À volta do meu jardim.

Vassalos, os meus vassalos,

Acudi-me agora aqui!"

-"Este anel de sete pedras

Que eu contigo reparti...

Que é dela a outra metade?

Pois a minha, vê-la aí!"

-"Tantos anos que chorei,

Tantos sustos que tremi!...

Deus te perdoe, marido,

Que me ias matando aqui."



Almeida Garrett

(retirado de aqui)

Sem comentários: